Os pellets são pequenos aglomerados
constituídos exclusivamente por resíduos de biomassa , serrim, estilha e outros resíduos de madeira.
Trata-se de um
combustível 100% natural, renovável e com emissões nulas em termos de CO2.
A regeneração das florestas e a correta gestão dos seus resíduos produz os resíduos suficientes para a produção de pellets, não sendo necessário recorrer à utilização de toros para combustão.
Os pellets apresentam um
elevado poder calorífico, acima dos 17 MJ,/ kg, o corresponde a cerca de 5?? kWh / kg, assegurando uma combustão bastante eficiente. Além dessa característica, há que realçar elevada densidade dos pellets, superior a 650 Kg / m3, permitindo um
excelente optimização de recursos.
Os pellets assumem já um papel relevante no panorama elétrico mundial, assumindo-se como o formato
economicamente e energeticamente mais eficiente para na utilização da biomassa para a produção de energia térmica e elétrica.
Os pellets podem ser produzidos para o sector industrial, nomeadamente centrais termo-eléctricas ou indústria que utiliza intensivamente calor, sendo fornecidos a granel ou em bigbags. Paralelamente, temos o mercado residencial, sendo o fornecimento assegurado em sacos de 15kgs ou bigbags.
Qualidade
Existe um grande compromisso com a qualidade do nosso produto, existindo um acompanhamento regular dos parâmetros exigidos pelos nossos clientes.
Dispomos que um departamento de qualidade que monitoriza constantemente as características do produto, recorrendo quer a análises laboratoriais internas, quer externas.
Atualmente existe um
selo de qualidade ENplus que inclui toda a cadeia de valor dos pellets de madeira. A Pelletsfirst desenvolveu um exigente processo de certificação, sendo neste momento capaz de comercializar pellets com o selo ENplus A1.